terça-feira, 29 de março de 2011

Unidade de Cirurgia Ambulatória

Hoje fiz manhã na Unidade de Cirurgia Ambulatória (UCA). Assim vale a pena ser operada! O serviço é super novo, organizado, limpinho, arejado, calmo, silencioso e perfeito! *_*

O serviço está mesmo super organizado. Os utentes que são sugeridos para este tipo de cirurgia fazem consulta de anestesia e consulta de enfermagem com alguma antecedência, onde é explicado toda o circuito, a preparação, a intervenção a realizar, o pós-operatório, tudo! Têm imensos panfletos informativos, muito simples e de fácil consulta.
Depois no dia da cirurgia propriamente dita chegam pela manhã, confirma-se o jejum e todos os outros itens necessários, é colocado um soro em curso num acesso venoso periférico e aguardam ida para o Bloco Operatório. Dependendo do tipo de cirurgia e do tipo de anestesia, quando regressam da cirurgia vão para o Recobro I (Anestesia Geral ou Raquianestesia)  ou para o Recobro II (Anestesia local) onde são monitorizados. Passados umas horas, se continuarem hemodinamicamente estáveis,  com o ensino todo feito e a medicação analgésica na mala são acompanhados pelo familiar responsável para casa. No dia seguinte é feita uma chamada telefónica de follow-up para confirmar que correu tudo bem.

Hoje foi mais uma integração ao Serviço, recebemos os utentes e assistimos ao acolhimento. Para além de algumas cirurgias gerais (colocação de Implantofix, remoção de quistos sebáceos...) era o dia da especialidade de Estomatologia. Ajudámos no que pudemos, avaliámos sinais vitais com fartura, aprendemos toda a logística dos processos e das altas, e amanhã lá estaremos. Adorei conhecer um casal de idosos, em que a Sra. ia ser operada e o marido esteve sempre ao lado dela. São casados há 60 anos, mais 6 de namoro! Foi um dos amores mais FOFOS que eu já vi! Mesmo! E o Sr. não hesitou em contar-nos a história do seu romance. Foi giríssimo!

É um óptimo serviço, os enfermeiros são mesmo excelentes, super receptivos aos alunos, adoram ensinar (e fazer perguntas!!!), mas confesso que....não gostava NADA de lá trabalhar...talvez na pré-reforma (haha). O meu corpo pede adrenalina, e prefiro, pelo menos por enquanto, trabalhar num serviço mais caótico, tipo Cuidados Intensivos e afins.

A boa notícia é que amanhã vou ao passar o turno no Bloco Operatório. Estou tãooooo entusiasmada!! Acho que não vou dormir esta noite!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário