sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bloco Operatório - My home!

Encontrei o meu propósito na vida meu Deus !!
Eu tenho que trabalhar num bloco operatório...como enfermeira instrumentista, anestesista, whatever! Mas eu preciso de trabalhar naquele lugar! Cada som, cada cheiro, a diversidade e especificidade dos materiais, a pressão, os bip-bip-bip das máquinas que são música para os meus ouvidos, ver o cirurgião a reparar algo que não estava a funcionar, e saber que contribuímos também para isso, a perícia técnica, o raciocínio rápido, os conhecimentos exigidos...AI! Não sei mais como vos posso explicar que me senti, pela primeira vez num hospital, plenamente...em casa!

No Bloco Operatório (sim, um local venerável como aquele merece maiúsculas) da UCA foi dia de Cirurgia Geral e Otorrino. Entrei com a primeira utente de otorrino que vinha para uma timpanoplastia, e depois fui-me fardar com os maravilhosos fatinhos verdes que povoam a minha imaginação desde sempre:



Sim, estes maravilhosos fatinhos verdes, com toca e máscara, of course. Piada do dia: ninguém se lembrou de me avisar que os vestiários do bloco são unisexo, logo quem me abriu a porta quem foi? O cirurgião. Como o Dr. até era um porreiraço com piadas até mais não, claro que tive que ouvir umas valentes bocas sobre nudez e sobre "ser carne fresca" o resto do turno. Mas isso são pormenores!

Assisti então à timpanoplastia, à remoção de um polipo nasal e a uma dacriocistorrinostomia, que foi só lindaaaa! Tive a maior sorte do mundo, com um cirurgião excepcional, que fez questão de explicar tudo! A anatomia normal, as alterações naquele caso, porque é que estava a fazer técnica tal, que material ia usar, porquê, etc. Aprendi tanto! Todas as enfermeiras do bloco e o Anestesista também fizeram questão de explicar tudo, e senti-me mesmo super bem recebida!

Nos intervalos da cirurgia da especialidade ia dar um pulinho ao Bloco do lado, onde estava Cirurgia Geral. Ainda vi uma hérnia inguinal e a uma extirpação da veia safena interna devido a varizes, se bem que o outro cirurgião não explicava absolutamente nada...

Concluíndo e abreviando, aprendi tanto, foi um dos melhores dias EVER e...encontrei a minha casa! :D 

Sem comentários:

Enviar um comentário